As 7 campanhas mais inovadoras de Cannes que você precisa conhecer

O Cannes Lions International Festival of Creativity está repleto de campanhas incríveis. Mas quando o assunto é inovação, elas deixam de ser simplesmente campanhas e passam a ser agentes de transformação na vida das pessoas.

Como isso é possível?

Desde sua concepção, as agências abraçaram tensões culturais. Ou seja, elas mapearam assuntos que, na percepção da sociedade é um problema que atinge muitas pessoas e precisa ser resolvido.

E mais do que isso, elas não apenas falam do problema, elas entregam soluções, seja criando produtos inovadores ou movimentando pessoas.

Neste artigo, você vai ler sobre 7 campanhas inovadoras que todo mundo precisa conhecer e se inspirar.

As 7 campanhas mais inovadoras de Cannes

Em 2022, as temáticas abordaram a inclusão para pessoas com deficiências, problemas ambientais e questões raciais. No total, são 14 campanhas inovadoras, mas fizemos uma seleção de apenas 7 delas.

1. Project Convey 

Uma das dificuldades de pessoas autistas é o entendimento das emoções, o que pode tornar as relações do cotidiano bastante desafiadoras.

Quando o assunto é tecnologia, muitas pessoas com essa condição não conseguem se comunicar por meio de chamadas de vídeo.

Para transformar esse cenário, a Cox criou o Project Convey, um protótipo que utiliza reconhecimento facial e de fala para analisar expressões faciais, palavras e tom de voz. Ele as traduz para emojis que as pessoas no espectro podem entender imediatamente.

No Project Convey, Cox testa essa nova tecnologia e disponibiliza todas as pesquisas, na esperança de inspirar todas as empresas de bate papo por vídeo a inovarem para a inclusão. 

Agência: COX COMMUNICATIONS ATLANTA

2. Eyedar 

Segundo pesquisa para este projeto, apenas 1% dos cegos conseguem detectar a posição e/ou distância de objetos se guiando pelo som.

Sendo assim, como pessoas cegas podem transitar e fazer suas atividades cotidianas ao ar livre? Foi exatamente isso que o aplicativo Eyedar quis resolver.

O objetivo do Eyedar é fazer com que pessoas cegam consigam visualizar o mundo através dos sons. Ele comunica qual é o tamanho, a forma e a distância dos objetos e transforma tudo isso em sons.

Mapear tensões culturais e abraçá-las como um desafio de marca, é o que transforma simples campanhas em um mundo mais inclusivo.

Agência: AREA 23

3. E-nterpreters

Há mais de 300 milhões de gamers surdos em todo o mundo, de acordo com a Warc. Se você não faz parte da comunidade gamer, pode ter dificuldade em entender o quanto este projeto é relevante.

Pessoas surdas não devem ter o direito de acessibilidade apenas quando se trata de vídeos, mas em outras atividades, por exemplo, jogos online.

Muitos jogos possuem chats para conversar enquanto jogam, mas não são todos os jogos que permitem essa pausa. Se o jogador surdo decide falar algo, ele pode acabar perdendo a partida. Se um áudio for enviado, ele não escuta.

Por isso, Pilsen Callao, a cerveja da amizade desenvolveu a solução para transformar tudo o que é dito em linguagem de sinais. Ele detecta as vozes de cada jogador e separa em canais. O projeto está disponível para que outras marcas utilizem a tecnologia no YouTube, Twitch e Metaverso.

Agência: FAHRENHEIT DDB LIMA

4. The mindsets paper 

Chris Nikic é o primeiro triatleta do Ironman com Síndrome de Down. Contrariando todas as expectativas e estatísticas por conta de diversos anos de cirurgias e terapias, ele conseguiu alcançar a linha de chegada.

Os médicos acreditam que os exercícios podem aumentar a capacidade cerebral de pessoas com a síndrome, porém, é necessário comprovar com pesquisas.

Com o apoio do BrainHQ, a Sociedade Canadense da Síndrome de Down está lançado o Mindsets, um estudo de pesquisa de 8 semanas facilitado pelo Dr. Dan Gordon, da Anglia Ruskin University.

O objetivo é quantificar cientificamente o quanto o exercício físico afeta a aptidão mental, mas para isso, eles precisam de participantes. 

Dependendo de seu papel no estudo, os participantes realizarão exercícios físicos em casa, como bicicleta ergométrica ou corrida leve, além de exercícios mentais e jogos cerebrais fornecidos pelo BrainHQ.

Esses dados serão usados ​​para medir o impacto preciso que os exercícios têm na cognição ao longo do tempo. Além disso, o estudo quer levar a aptidão a ser universalmente reconhecida como uma ferramenta necessária para ajudar os indivíduos com síndrome de Down a viver melhor.

Agência: FCB CANADA TORONTO

5. Piñatex

A quinta ideia inovadora tem como base: dados, criatividade e tecnologia. A iniciativa Piñatex da L&C para a Dole Sunshine Company viu essa grande responsabilidade e criou algo que vai além da campanha tradicional para realmente inventar o futuro.

Como surgiu a ideia?

Hoje, são desperdiçadas 3 toneladas de folha de abacaxi para cada tonelada de fruta colhida. A decomposição natural dessas folhas pode emitir 20 vezes mais metano. 

Já a indústria de produção de couro é classificada como uma das mais poluidoras do mundo. Sendo assim, a equipe aproveitou a tecnologia e criatividade para juntar esses dois mundos. 

A partir desta informação, a Piñatex com seu parceiro Dole Sunshine Company e Ananas Anam criaram peças de moda usando as folhas de abacaxi, de modo que elas são usadas como alternativas ao couro. 

O desperdício, emissões de gases poluentes e o consumo desenfreado são tensões culturais que existem há mais tempo do que você possa se lembrar. Então, criar um produto comercializável e sustentável muda o mundo.

Agência: L&C NEW YORK

6. Hydrogen Garbage Truck

Imagine trabalhar o dia todo em pé, com altas temperaturas e ainda sofrer exposição aos gases e bactérias? 

De acordo com um estudo do Ministério de emprego e trabalho da Coreia, 260 mil bactérias foram detectadas no corpo de um profissional de saneamento.

Infelizmente, essa é a vida das pessoas que trabalham em um caminhão de lixo diariamente. Para tornar a vida dessas pessoas melhor, a Hyundai criou o caminhão de lixo de hidrogênio.

Ele proporciona um melhor ambiente de trabalho com menor ruído, emissão zero de gás, além de purificar o ar que circula em volta dos trabalhadores.

O projeto foi realizado em colaboração com o Ministério do Comércio, Indústria e Energia, Instituto de Avaliação de Tecnologia Industrial da Coreia, Instituto de Tecnologia Automotiva da Coreia e Changwon City.

Agência: INNOCEAN WORLDWIDE SEOUL

7. Real Tone

Nesta campanha inovadora, uma tensão cultural que está presente mais fortemente do que nunca: o racismo estrutural.

Infelizmente, até a inteligência artificial tem sido treinada com esse viés. Com as câmeras fotográficas, esse problema não é diferente: por anos, elas excluíram as particularidades de pessoas pardas e negras no momento da foto.

O Google se comprometeu a mudar essa realidade com o Real Tone no Google Pixel 6, a câmera de smartphone inclusiva. Ela promete representar as nuances de todos os tons de pele com precisão nas fotos ou vídeos.

Os engenheiros da Google, com profissionais de imagem (fotógrafos, cinegrafistas e coloristas) criaram uma câmera mais justa. O Google Fotos também terá o Real Tone embutido em seu recurso de aprimoramento de imagens. Assim, as pessoas serão representadas de forma real nas fotos. 

Agência: GOOGLE MOUNTAIN VIEW

Como criar campanhas inovadoras?

Depois de ler esse texto, você deve ter percebido que as campanhas inovadoras não são aquelas que geram uma necessidade no target. São aquelas que encontram uma tensão cultural relevante e provoca transformações.

Em vez de falar de cerveja e estimular o consumo, a Pilsen Callao abraçou um desafio de gamers cegos. Em vez de falar de moda, a Piñatex está contribuindo para um planeta com menos desperdício e emissão de gases poluentes. Isso faz toda a diferença.

A receita para criar campanhas tão inovadoras e marcas amadas está em encontrar quais são os maiores desafios e tensões culturais do momento. Depois, entender como é possível minimizar ou resolver esses desafios.

E por falar em campanhas inovadoras, a agência GUT, cliente do Winnin Insights levou seu primeiro Grand Prix e um Leão de Ouro em sua estreia em Cannes 2021 porque ela descobriu onde encontrar essas tensões e transformá-las em ideias e relevantes.

No Winnin Insights você vai encontrar os assuntos que desafiam, preocupam e causam dores na sociedade e ter insights para traduzir tudo isso em criativos que transformam a vida das pessoas.

Quer saber como o Winnin Insights vai se encaixar no dia a dia da sua agência? Solicite uma demonstração e descubra!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.