Como a Descomplica acelerou em 2x a criação de conteúdo em vídeo

82% do tráfego da internet vem dos conteúdos em vídeo, segundo a pesquisa da Cisco realizada em 2020. 

Quem entende da estratégia de vídeo como a principal forma de engajar, educar e atrair clientes desde o início é a Descomplica, que começou a produzir conteúdos em seu canal do YouTube em 2009. Hoje, a empresa produz, pelo menos, um vídeo por semana.

Prazer, Descomplica!

Você, provavelmente, já viu um dos vídeos em que um professor ensina o conteúdo de vestibular em formato de paródia, certo?

Se sim, você sabe que a empresa tem em seu DNA formas descomplicadas e amigáveis de ensinar sobre qualquer assunto. Se não, recomendo que assista a qualquer vídeo de seu canal do YouTube.

A Descomplica é a primeira grande empresa de educação no Brasil que usa a tecnologia para ensinar as pessoas. Seu negócio é voltado para 3 frentes: UEE (University Entrance Exams) ou vestibulares, faculdade (graduação e pós) e B2B (parceria com empresas interessadas na solução educacional).

Um desafio complicado

O tempo passou. Novos criadores de conteúdo e assuntos que competem diariamente a atenção dos alunos surgiram. Então, a Descomplica passou a buscar novas formas de se manter relevante no digital, engajar a comunidade e atrair outras pessoas para a plataforma da empresa.

Para isso, era preciso entender o que estava acontecendo na internet. No entanto, ficar por dentro dos assuntos relevantes para o público fazendo pesquisas manuais era um desafio que levava dias para o time de Marketing, BI e Insights.

Outra parte do desafio era também descobrir os formatos de vídeos mais apropriados para a audiência, os criadores de conteúdo que poderiam trabalhar em conjunto com a Descomplica, além de entender melhor quem estava assistindo aos vídeos do canal.

Foi então que a nossa parceria começou, em outubro de 2021. A Descomplica começou a utilizar o Winnin Insights para fazer os estudos de audiência, entender o que e como os assuntos estão sendo falados na internet e quem são os influenciadores mais adequados para cada conteúdo.

“O Winnin Insights simplifica a busca. Antes, o time buscava no mar aberto da internet, de forma manual. Uma simples pesquisa nos custava dias para finalizar. Hoje, conseguimos ter o briefing de uma coisa que o time precisa saber para um projeto no mesmo dia.” – Beatriz Pimentel, Marketing na Descomplica.

O dia a dia com o Winnin Insights

“Quando a gente faz a busca na internet, sempre tem o viés do que a gente já consome. Porém, o que está bombando na minha rede, não necessariamente é o que está bombando para o meu público.”, comenta Jade Romano, Head de Marketing na Descomplica.

O Winnin Insights ajuda os times a entenderem os territórios que precisam explorar, quem são os criadores de conteúdo que falam sobre assuntos que querem trabalhar, o que está sendo dito e como esse conteúdo é entregue para o público.

Em outros momentos, o time usa a ferramenta para buscar tendências de conteúdo e crescimento de influenciadores do ponto de vista de negócio. 

Além disso, o time também usa o Winnin Insights para ter uma estratégia mais embasada em dados. Por exemplo, quando precisa apresentar um projeto para a diretoria e tem que levar dados que justifiquem a parceria com os influenciadores, os tipos de músicas e o conteúdo a ser criado.

O Winnin Insights se tornou uma das principais ferramentas para ajudar o time a criar vídeos mais relevantes. 

Inclusive, ele ajudou a Beatriz a ganhar mais relevância em sua carreira pelo nível de entrega que ela tem, sempre embasada em dados. Além de se conectar com outras áreas da empresa, por exemplo, criação, liderança e negócios, ela consegue entregar esse trabalho 2 vezes mais rápido.

Por aqui, também oferecemos reports com dados e insights para as principais datas do calendário cultural. Com isso, o seu trabalho fica ainda mais direcionado e rápido.

“Nós economizamos bastante tempo porque o Winnin Insights é um atalho para sabermos das coisas que estão sendo mais faladas. Com ele, podemos entender o passado, saber o que acontece no presente e até mesmo prever o futuro do conteúdo.”, finaliza Jade.

Descomplica também produz cases de sucesso

Case Enem

Ninguém entende melhor de cursinhos preparatórios para o vestibular do que a Descomplica. Seus benefícios, as diferenças entre os demais cursos oferecidos no mercado e até mesmo o método de ensino.

Porém, para um projeto específico o desafio era entender o que a audiência sabia e criava sobre o ENEM. 

Após entender todo esse universo do cursinho preparatório, a Descomplica criou uma série sobre o assunto que rendeu muitas visualizações e novos alunos da plataforma.

Case Pantanal

No auge da novela Pantanal, sucesso de audiência da Rede Globo, o time de marketing buscou referências para entender o que, como e quem estava falando sobre a produção, além de descobrir mais sobre esse público.

O insight era que as pessoas queriam ver trechos e músicas da novela. O interessante é que os conteúdos mais relevantes eram de criadores independentes, e não apenas da própria Globo.

Outro insight mostrou o interesse das pessoas em se maquiar e falar de assuntos cultural e socialmente relevantes como diversidade, empoderamento, desmatamento, entre outros.

Como juntar tudo isso em um conteúdo?

Os dados apontaram um caminho: um vídeo em que um professor ensinava sobre o Bioma enquanto era maquiado para se parecer com um personagem de Pantanal.O resultado? Uma comunidade de fãs engajados e mais de 7 mil visualizações.

Que tal descomplicar a criação de conteúdo em vídeo?

A criação de conteúdo em vídeo não precisa ser complicada. Ela pode ser mais fácil do que você pensa e, ainda, toda embasada em dados.

Faça como a Descomplica e tenha o Winnin Insights como parceiro para transformar o processo criativo do seu time.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *