Você sabe onde encontrar as principais tendências de vídeo para 2023?
Hoje em dia, muitos dados que você encontra são baseados em relatórios estrangeiros e, em muitos casos, não refletem a realidade do Brasil. Ou então, não são voltados para o consumo de vídeo voltado para uma audiência específica.
No entanto, para encontrar tendências de vídeo, não é preciso procurar muito longe. No Winnin Insights, você tem acesso a dados baseados no comportamento de consumo de vídeos online.
Diferente de entender o que as pessoas buscam, a plataforma te ajuda a compreender o que elas assistem.
Mas de onde vêm esses dados?
Entendendo a origem dos dados do Winnin Insights
Para entender os principais assuntos e como eles estão engajando nas principais plataformas, o Winnin Insights coleta, classifica e prioriza os dados de vídeos do TikTok, Instagram, Facebook, YouTube e Twitch, conforme o engajamento do público.
O próximo passo da análise, é baseado em um estudo estatístico que determina os assuntos que são mais propensos ao crescimento a partir do histórico de interação do público.
No exemplo abaixo, o print da ferramenta mostra o tópico “TV & Novelas”. O tópico também é dividido por subtópicos como Corrida das blogueiras, Big Brother Brasil, Reality Show, Programas esportivos e assim por diante. Neles, você vai entender o engajamento das pessoas e o que exatamente elas produzem sobre cada tema.
Além disso, pode entender quais são os tipos de vídeos que mais engajam em terminados assuntos, e ainda, quem são os criadores de conteúdo mais relevantes.

5 tendências de vídeo para começar o ano
Entre diversas trends, vídeos virais e novas tendências de vídeos que bombaram em 2022, esses são os assuntos mais engajados pela Geração Z no último ano que seguirão crescendo em 2023:
1. Challenges do bem
“Desafio com Dinheiro” é um dos nichos de interesse mais engajados pela Gen-Z e esse formato tem se reinventado de forma divertida e consciente.
Com a crise econômica que já dura há algum tempo, os creators utilizam o formato para apoiar causas beneficentes.
Para as marcas, associar-se a essa tendência pode ser uma oportunidade valiosa. Ao criar conteúdos relevantes e participar de desafios relacionados ao “Desafio com Dinheiro”, as marcas podem se conectar com a Gen-Z de maneira autêntica e construir uma imagem positiva.
Além disso, ao direcionar parte dos recursos dos desafios para causas sociais, as marcas podem demonstrar seu compromisso com a responsabilidade social e atrair um público engajado e consciente.
2. Educação financeira: o que não te ensinaram na escola
“Educação Financeira” não é ensinada na escola, mas tem um engajamento médio bem maior do que o currículo tradicional.
Os vídeos sobre o tema se tornaram uma ferramenta poderosa para transmitir conhecimentos de forma acessível e interessante para a Gen-Z. Ao utilizar exemplos da cultura pop e situações do cotidiano, os creators conseguem estabelecer conexões imediatas com a vida real dos jovens, tornando a aprendizagem mais envolvente e relevante.
Dessa forma, eles conseguem visualizar como a economia afeta suas vidas, desde questões como orçamento pessoal e poupança até investimentos e empreendedorismo.
As marcas que buscam por parcerias nesse nicho podem desempenhar um papel fundamental na promoção da educação financeira e no fortalecimento da capacidade dos jovens de lidar com as questões econômicas do mundo real.
3. Novela Vertical: o sucesso do TeleKwai
TV & Novela continua sendo um tema extremamente relevante para a Gen-Z. Agora, essa geração está assumindo o controle da narrativa ao criar suas próprias mini novelas nas principais plataformas de vídeo. Essa tendência de vídeo reflete a busca por conteúdos mais personalizados e autorais por parte dos jovens.
As mini novelas, especialmente no formato vertical, têm conquistado a atenção da Gen-Z por sua capacidade de contar histórias de forma rápida e envolvente. Com uma duração mais curta, essas narrativas se adaptam perfeitamente aos hábitos de consumo de conteúdo, que está constantemente em movimento e busca por entretenimento instantâneo.
Ao apoiar e promover essas novas narrativas, as marcas podem dar a oportunidade de essa geração se ver representada nas histórias contadas.
4. Quem mexeu na minha série?
A Gen-Z é realmente uma geração apaixonada por séries e demonstra um alto nível de engajamento ao acompanhar suas produções favoritas, bem como as discussões em torno delas. Essa geração não apenas consome passivamente o conteúdo, mas também cria, opina e compartilha informações sobre suas séries preferidas.
Diante dessa realidade, as marcas têm uma oportunidade valiosa de se conectar com a Gen-Z, indo além da simples promoção das séries. Produzir conteúdos adicionais relacionados pode ser uma estratégia eficaz para atrair e envolver essa geração entusiasta.
Vídeos que mostram os bastidores da produção das séries, entrevistas com os atores, curiosidades sobre os episódios e o processo criativo podem despertar o interesse e a curiosidade da Gen-Z.
Além disso, os memes também desempenham um papel importante na cultura das séries para a Gen-Z. Esses conteúdos proporcionam uma experiência mais imersiva e enriquecedora, permitindo que os fãs se conectem de maneira mais profunda com as séries e os personagens.
5. A grande família
Não, não estamos falando do programa de TV que nos tirou boas risadas até 2014. Uma das tendências de vídeos mais fofas da vez, e com alto engajamento pela Gen-z é sobre família.
Essa geração está encontrando maneiras criativas e afetuosas de colocar seus avós no centro das narrativas, compartilhando momentos cotidianos, brincadeiras divertidas e até receitas de família.
Esses vídeos mostram a cumplicidade e a conexão especial que existe entre as gerações, destacando a importância de aproveitar e valorizar esses momentos especiais.
As marcas podem promover conteúdos onde a experiência de partilhar momentos entre netos e avós sejam abordados.
Descubra como encontrar mais tendências de vídeo em 2023
Encontrar novas tendências de vídeo pode ser um grande desafio na vida de criativos, estrategistas e planejadores.
Porém, é preciso que você esteja munido das melhores fontes para encontrar esses conteúdos em vídeo que servirão de insights para sua estratégia criativa.
Onde encontrar?
- TweetDeck: você descobre o que está acontecendo agora, mas precisa conhecer as contas e palavras-chave para seguir. Ele não é específico para vídeo;
- Mídia especializada: publicações especializadas como Meio&Mensagem, Propmark e FastCompany são ótimas fontes de informação e inspiração sobre o que rola no mercado;
- Pesquisas e relatórios: esses são ótimos materiais para se inspirar através de dados relevantes, mas não dão uma visão do que acontece no universo dos vídeos;
- Social listening: você entende o que as pessoas estão dizendo na internet, mas não sabe com o que elas estão engajando;
- Winnin Insights: você tem uma visão bem completa do que as pessoas estão assistindo, o que mais engaja, tipos de vídeos, creators, assuntos mais relevantes e as tendências do momento.
E então, de onde virá o seu próximo insight?