5 tendências de vídeo para a Gen-Z que você não pode perder em 2023

Você sabe onde encontrar as principais tendências de vídeo para 2023?

Hoje em dia, muitos dados que você encontra são baseados em relatórios baseados em países do exterior, e que, em muitos casos, não refletem a realidade do Brasil.

No entanto, para encontrar tendências de vídeo não é preciso ir muito longe. No Winnin Insights, você tem acesso aos dados baseados no comportamento de consumo de vídeos online.

Por isso, os dados são tão confiáveis. As pessoas assistem, e nós coletamos esses dados.

Ok, mas de onde vem esses dados?

Entendendo a origem dos dados do Winnin Insights

Para entender os principais assuntos, o Winnin Insights coleta, classifica e prioriza os dados de vídeos das principais plataformas de acordo com o engajamento do público.

O próximo passo da análise, é baseado em um estudo estatístico que determina os assuntos que são mais propensos ao crescimento a partir do histórico de interação do público.

O único trabalho que você tem é de buscar suas referências e entender os insights mostrados. Tudo isso, com dados que todas as pessoas entendem. Até quem não é dos “números”.

5 tendências de vídeo para começar o ano

Entre diversas trends, vídeos virais e novas tendências que bombaram em 2022, esses são os assuntos mais engajados pela Geração Z no último ano que seguirão crescendo em 2023:

1. Challenges do bem

“Desafio com Dinheiro” é um dos nichos de interesse mais engajados pela Gen Z e esse formato tem se reinventado de forma divertida e consciente.

Com a crise econômica que já dura há algum tempo, os creators utilizam o formato para apoiar causas beneficentes. Para as marcas existe a chance de produzir conteúdos relevantes com o formato, se posicionando e criando desafios divertidos para beneficiar causas sociais.

2. Educação financeira: o que não te ensinaram na escola

“Educação Financeira” não é ensinada na escola, mas tem um engajamento médio bem maior do que o currículo tradicional.

Para se tornar relevante para a Gen Z nesse assunto, a solução é ensinar de forma simples através dos vídeos como a economia funciona na vida real, sempre usando exemplos da cultura pop e do dia a dia das pessoas.

3. Novela Vertical: o sucesso do TeleKwai

TV & Novela é um dos assuntos mais relevantes para a Gen Z e essa geração está produzindo suas próprias mini novelas dentro das principais plataformas de vídeo.

Com um foco em narrativas curtas e a necessidade em produzir conteúdos autorais, as novelas de formato vertical atendem ao zeitgeist desta geração.

Em parceria com creators do segmento, marcas podem fomentar essas novas narrativas, empoderando a Gen Z a contar suas próprias histórias.

4. Quem mexeu na minha série?

A Gen-Z é uma geração ávida por entretenimento, sobretudo, séries. Inclusive, é uma das gerações que acompanha suas séries favoritas e seus respectivos cancelamentos.

Mais do que acompanhar o que passa de forma passiva, essa geração cria conteúdo, opina e compartilha assuntos relacionados.

Por isso, será mais do que importante que as marcas produzam conteúdos além das séries. Vìdeos sobre os bastidores da produção, curiosidade sobre os atores, memes e novidades dominarão o feed este ano.

5. A grande família

Não, não estamos falando do programa de TV que nos tirou boas risadas até 2014. Uma das tendências de vídeos mais fofas da vez, e com alto engajamento pela Gen-z é sobre família.

Nesse tipo de conteúdo, existe um recorte muito importante: os avós. As pessoas mais jovens estão colocando seus avós como protagonistas de suas narrativas, mostrando seu dia a dia, trollagens e até momentos mais emocionantes.

Descubra como encontrar mais insights de vídeo em 2023

Encontrar novas tendências de vídeo pode ser um grande desafio na vida de criativos, estrategistas e planejadores.

Porém, é preciso que você esteja munido das melhores fontes para encontrar esses conteúdos em vídeo que servirão de insights para sua estratégia criativa.

Onde encontrar?

  • TweetDeck: você descobre o que está acontecendo agora, mas precisa conhecer as contas e palavras-chave para seguir. Ele não é específico para vídeo;
  • Mídia especializada: publicações especializadas como Meio&Mensagem, Propmark e FastCompany são ótimas fontes de informação e inspiração sobre o que rola no mercado;
  • Pesquisas e relatórios: esses são ótimos materiais para se inspirar através de dados relevantes;
  • Social listening: você entende o que as pessoas estão dizendo na internet, mas não sabe com o que elas estão engajando;
  • Winnin Insights: você tem uma visão bem completa do que as pessoas estão assistindo, o que mais engaja, tipos de vídeos, creators e assuntos mais relevantes.

E então, de onde virá o seu próximo insight?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *