Em 2023, o Carnaval vai ser comemorado com toda a autenticidade brasileira: restrição zero, trios elétricos e muitos amigos reunidos!
Descubra, neste infográfico, como produzir conteúdos em vídeo mais relevantes para a data. Todos os dados foram extraídos do Winnin Insights.
Boa leitura!
Como transformar a produção de conteúdo no Carnaval com 9 insights
O Carnaval é um dos mais importantes eventos do calendário cultural. Descubra, através dos dados, como criar estratégias de conteúdo que vão além dos tradicionais anúncios online ou offline.
1. A geração Z está na área
Hoje, quem mais curte o tema na internet é um grupo com predominância feminina: mulheres de 18-24 anos; em segundo, mulheres de 25-34 anos.

2. Receitinhas
Quem fica em casa, sempre arruma um jeito de curtir o Carnaval do melhor jeito: com comidinhas e drinks. Para isso, as pessoas compartilham receitas que são a cara desta festa e do verão.
Aqui existe uma boa oportunidade de criar conteúdo sobre receitas que podem ser feitas com os produtos da sua marca.
3. Quesito fantasia: nota 10!
Não é segredo para ninguém que a fantasia de Carnaval não é só para os passistas, mestre-sala ou porta-bandeira. Quem nunca viu uma pessoa se fantasiando de uma lata de cerveja ou qualquer alimento?
Atente-se aos assuntos que irão bombar no início do próximo ano: eles podem se tornar o novo look da festa! Quem sabe a sua marca não estimula um concurso de fantasias?
4. Trabalhada na make
O Carnaval é um evento que vai além do trio elétrico. E óbvio: a make não pode faltar. Mas quando o assunto é maquiagem de Carnaval, outros assuntos também se destacam:
- Delineados
- Arrume-se comigo
- Cabelo
- Skin care
- Make para festas
- Acampamento
- Praias
- Automaquiagem
5. E as músicas?
A gente sabe: nem só de marchinhas vive o Carnaval. As pessoas também se interessam por criar a própria playlist com suas músicas favoritas, seja para curtir durante uma viagem ou em uma festa nessa temporada.
Você também precisa se atentar aos hits de Carnaval para conseguir participar das trends de conteúdo que irão surgir.

6. Formatos que funcionam
O formato de shorts é, de longe, o mais engajado. Em média, tem 17 milhões de visualizações por vídeo. Uma boa oportunidade para o período é falar de assuntos que importam: receitas, drinks, looks, viagens, praias, acampamentos, make e cabelo.
Além dele, Humor viral e Pegadinha também são muito relevantes e populares no Carnaval.
7. Carnaval nem é sempre sobre o lugar, mas…
O Carnaval de rua de Salvador, Olinda, São Paulo e Rio são referências e destino de viagem para muitos brasileiros que querem curtir a festa.
Porém, as marcas podem usar a narrativa de que o Carnaval é onde você está, a fim de enaltecer outros lugares do país.
8. Aconteceu de verdade
Histórias com um toque de humor são sempre bem-vindas, ainda mais se elas tiverem uma boa dose de verdade. Contar as histórias de Carnaval das pessoas vai gerar identificação e um bom engajamento.
9. Quem está criando conteúdo
Abaixo está uma lista com os criadores de conteúdo mais relevantes no assunto de Carnaval. Por relevância, entenda como os mais engajados no tema.

10. Faça como eles
As marcas que mais se destacam no tema pela relevância e match com o assunto Carnaval são:

Vamos começar a criar conteúdo de Carnaval?
O Carnaval vem aí e, com ele, muitas histórias que podem ser contadas em vídeo. Afinal, se 82% do tráfego da internet é conteúdo em vídeo, somente os melhores conseguirão engajar sua audiência.
Você já tem os insights que podem ser facilmente adaptados a sua marca. Qual é a história que você vai contar?
Para ajudar o seu time a contar histórias que tenham tudo a ver com a marca e com o público, foi que trouxe estes insights. Mas não é só isso, em nossa ferramenta proprietária, Winnin Insights, tem muito mais.
O Winnin Insights é um software desenvolvido para mapear tendências e inspirar a sua criatividade na hora de produzir vídeos. Quer descobrir como ele pode ajudar a sua agência ou marca? Agende uma demonstração gratuita hoje mesmo.