Saiba agora como fazer roteiro para vídeo no YouTube

Entender como criar um bom roteiro para vídeo no YouTube faz com que sua empresa arrase na produção de conteúdo digital e amplie o número de inscritos no canal. Esse tipo de planejamento é essencial ao objetivo de ajustar seu diálogo conforme sua linha editorial.

O planejamento é uma etapa central no sucesso de qualquer projeto. Por isso, contar com um bom roteiro para vídeo no YouTube é um dos pré-requisitos relevantes no intuito de aproveitar as inúmeras vantagens dessa rede social. Certamente, é importante investir em bom cenário, iluminação e equipamento de qualidade para a gravação, mas o conteúdo ainda é o principal responsável pelo desempenho do seu canal.

Existem diversos aspectos que precisam ser definidos antes de o vídeo ser publicado. A linha editorial, o estilo da empresa, a linguagem adotada e o design são apenas alguns elementos que fazem parte da identidade de sua marca, e devem ser mantidos no desenvolvimento de um bom Marketing de Conteúdo.

Se você quer aprender quais as melhores técnicas para criar bons roteiros para vídeos no YouTube, leia este post e descubra. Nele, você vai entender:

  • É realmente importante fazer um roteiro para vídeo no YouTube?
  • Como fazer um roteiro para vídeo no YouTube?
  • Como aplicar esses passos pode ajudar a criar vídeos de qualidade?

É realmente importante fazer um roteiro para vídeo no YouTube?

Fazer um vídeo sem roteiro é como seguir por um caminho sem mapa. Mesmo que você atinja o objetivo, seria muito mais simples e eficiente encontrar seu destino por meio das orientações claras de um guia para a jornada. Assim é o roteiro.

Ele não serve apenas para criar um bom fluxo ao material e trazer informações de valor ao vídeo, mas também, contribui para ditar o ritmo de apresentação e simplificar a rotina de gravação. Ainda, permite alinhar o diálogo com as dores e os desejos da persona para a qual ele é destinado.

Além de elevar a qualidade dos materiais apresentados, o roteiro também facilita a avaliação e a melhora do conteúdo. Poucos textos bons são escritos de primeira. Normalmente, você cria o roteiro e dedica um bom tempo na intenção de reescrever e melhorar a sua apresentação. Essa parte do trabalho traz mais clareza e ordenamento para as ideias expostas no seu material.

Como fazer um roteiro para vídeo no YouTube?

Ter um bom roteiro para vídeos no YouTube é um passo importante na direção de atingir mais inscritos em seu canal e, desse modo, conseguir bons resultados. Porém, você pode se questionar sobre como fazer o texto.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos um passo a passo especial. Confira!

Estude o tema

O primeiro passo para construir um bom roteiro de vídeo para postar no YouTube é entender mais sobre o tema a ser apresentado. Assim, é possível compreender quais são os pontos relevantes e os que podem ser abordados com menor peso.

Além disso, ao estudar o assunto, é factível aumentar seu domínio e conseguir apresentar tudo de forma mais didática e clara. Dessa forma, você prende a atenção dos inscritos em seu canal e consegue atrair mais pessoas interessadas em seus conhecimentos.

Portanto, antes de começar a preparar um vídeo e o roteiro, vale a pena tirar um tempo para ler sobre o tema e aprofundar seu entendimento sobre ele. Dessa forma, seus conteúdos vão ter uma qualidade elevada.

Coloque tudo no papel

Após estudar sobre o tema, é hora de colocar as ideias no papel. Esse passo pode ajudar a organizar seus pensamentos e garantir mais fluidez ao conteúdo que vai ser apresentado para sua audiência.

Além disso, ao descrever todas as ideias que teve durante seus estudos, você consegue compreender o que faz sentido, quais são os pontos realmente importantes e o que pode ser deixado de lado na hora de desenvolver seu vídeo.

É possível pensar em outros elementos essenciais para aumentar a qualidade do seu material, como efeitos sonoros, imagens e conteúdos interativos que podem ser incorporados ao longo do vídeo e uma abertura apropriada.

Pense na abertura

Falando em abertura, é importante estabelecer quais serão os elementos essenciais para abrir o vídeo do seu canal no YouTube. Aqui, você pode determinar se vai ter uma vinheta, qual vai ser a trilha sonora, o gancho para a introdução e muito mais.

Além disso, é relevante estipular o tempo adequado para a abertura do conteúdo. Ela não pode ser muito longa, pois isso pode afastar sua audiência. Porém, é preciso ter criatividade e prender a atenção dos seus telespectadores.

Assim, eles tendem a continuar com você e alcançar uma taxa de visualização mais alta. Os segundos iniciais são fundamentais para conquistar seu público.

Estruture os tópicos

Com todas as etapas anteriores estabelecidas, a próxima fase do seu roteiro é montar uma estrutura que torne seu conteúdo divertido e informativo. Nesse momento, é preciso pensar em como colocar todas as informações coletadas durante seus estudos em um vídeo com minutagem adequada.

Para isso, pense nos pontos que não devem ser deixados de fora de seu vídeo. Além disso, faça uma estrutura de tópicos com introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso vai tornar seu conteúdo melhor, mais didático e com maior chance de conquistar sua audiência.

Adeque o tom de voz

Entender qual é o tom de voz adequado para usar em seus vídeos no YouTube é um passo importante para gravar materiais de qualidade e conquistar sua audiência. Isso precisa ser levado em consideração no momento do roteiro.

Por exemplo, entendendo como você deve se comunicar com sua audiência e o que as pessoas querem, é possível criar conteúdos mais adequados. Assim, você estipula a rotatividade das falas, o tempo de vídeo e de que forma você deve apresentar as informações que preparou para conseguir aumentar seu engajamento.

Para encontrar o tom adequado para falar com sua audiência, é importante entender o perfil das pessoas inscritas no canal. Ao fazer um estudo de quem acompanha suas produções, você consegue incorporar esse aspecto no seu roteiro.

Pense em uma CTA

Essa parte do seu conteúdo deve estar no final. Ter uma boa chamada para ação pode melhorar as métricas de seu canal e, desse modo, alcançar mais pessoas com o perfil da sua persona.

Porém, ao colocar uma CTA logo no início, chamando os indivíduos para curtir o vídeo, inscrever-se no canal ou compartilhar com os amigos, você pode acabar afastando sua audiência.

Portanto, antes de solicitar alguma ação, agregue valor e garanta que as pessoas fiquem satisfeitas com tudo que viram ao longo do seu material. Após isso, as chances de ter efetividade com sua chamada são maiores.

Verifique a duração do conteúdo

Com todas as etapas anteriores concluídas, vale a pena fazer uma gravação de teste e verificar qual foi o tempo de duração do seu vídeo. Desse modo, você entende quantos minutos foram necessários para apresentar tudo o que planejou.

Além disso, é fundamental conhecer sua persona para não extrapolar na duração ou não criar materiais muito curtos. Com esse entendimento em mente e com o tempo cronometrado, é viável realizar ajustes para tornar o material mais adequado e, dessa forma, conquistar mais engajamento e maior taxa de visualização.

Revise o conteúdo

Além de conseguir verificar o tempo de gravação, ao fazer um teste, é possível entender quais são os pontos em que você pode melhorar o roteiro. Com isso, é plausível aumentar a qualidade das suas publicações.

Por exemplo, pode ser que você trave em algum momento do vídeo. Assim, ao rever o material, você consegue entender esses pontos e adequar seu roteiro para deixar o conteúdo mais fluido.

É viável corrigir eventuais erros que aconteceram por falta de atenção. Com isso, você garante que as informações que disponibilizou para sua audiência são confiáveis e, desse modo, consegue aumentar sua autoridade no assunto discutido.

Como aplicar esses passos pode ajudar a criar vídeos de qualidade?

Ao seguir esse passo a passo, é possível melhorar a qualidade do seu conteúdo de maneira significativa. Mesmo que não sejam aparentes ao público, muitos canais de grande audiência já utilizam essas estratégias para criar vídeos mais interessantes, divertidos e com um conteúdo focado no público.

Portanto, ao colocar essas ideias em prática, você consegue melhorar o engajamento, alcançar novas pessoas e conquistar mais inscritos no canal. Esse cuidado aumenta sua profissionalização e torna um conteúdo simples em um trabalho de qualidade.

Viu como é importante criar um bom roteiro para vídeo no YouTube? Por meio de materiais de qualidade, a conexão com a audiência é facilitada. Exercitar sua empatia e pensar no que o público gostaria de ver permite gerar valor e contribui para que você se destaque de todo o ruído que a internet produz.

Gostou do nosso post? Quer saber como melhorar seus resultados nessa rede social? Então, entenda como usar YouTube Shorts para potencializar sua estratégia!

Guest post escrito por Rock Content. A Rock Content é uma empresa que presta serviços e cria produtos inovadores de marketing, projetados com o intuito de agregar experiências de conteúdo em escala.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.