Como explorar o marketing na Copa do Mundo

De um lado, empresas, agências e criadores de conteúdo que já estão começando a desenhar suas estratégias criativas para a Copa do Mundo. Do outro, pessoas que nem sequer começaram a buscar por insights. Em qual lado você está?

A Copa do Mundo de 2022 será bastante diferente: o retorno de grandes eventos após a pandemia, a garra da nossa seleção para apagar a mancha do 7×1 e, claro, um grande palco para manifestações políticas.

Diante de tudo isso, o papel das marcas e criadores de conteúdo é trazer entretenimento enquanto aquece a torcida. 

Afinal, não dá mais para apenas interromper o público com anúncios e mais anúncios e não entretê-lo, não é mesmo?

Sendo assim, reunimos alguns dados de vídeos no Winnin Insights para te mostrar o que faz o público engajar e os insights que o maior evento do mundo pode trazer para o seu marketing.

Quem está engajando com conteúdo em vídeo da Copa do Mundo?

O assunto Copa do Mundo ainda é predominantemente masculino nas redes sociais. Nos últimos 12 meses (julho/21 e julho/22), o público com maior interesse é de 25-34 anos, sendo 38,4% homens e 7,1% mulheres. 

O segundo público de maior audiência nos conteúdos em vídeo de Copa do Mundo são homens de 18-24 e também homens de 35-44 anos.

Qual é a melhor plataforma para distribuir esse conteúdo?

Nos últimos 12 meses, 5.054 novos vídeos sobre Copa do Mundo foram postados nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Twitch.

Ao analisar a quantidade de vídeos em cada uma delas com a mesma temática, surge o ranking: YouTube, Facebook, Instagram e Twitch em último lugar.

Quais assuntos interessam o público de Copa do Mundo?

Nem só de Copa do Mundo vive esse público. Então, quais são outros assuntos que ele está engajando? 

No Winnin Insights é possível entender mais de perto o que é relevante para esse público. Veja o ranking abaixo:

  • Programas de TV
  • Melhores momentos da TV
  • Desafio de futebol (challenge)
  • Highlights de futebol
  • Liga dos campeões
  • Programas de entrevistas
  • Seleção brasileira
  • Programas esportivos
  • Campeonato estadual
  • Copa libertadores

Quais os formatos de vídeo com maior engajamento?

Nem só de lives de futebol vive o universo de pessoas que curtem conteúdos de Copa do Mundo. Por isso, analisamos centenas de vídeos no Winnin Insights e o resultado foi:

Highlights: vídeos com os melhores momentos de uma partida;

Paródias: clipes de músicas que contam histórias, desafios e momentos interessantes do futebol;

Challenge: desafio proposto para os participantes do vídeo dentro da temática de futebol;

Bastidores: tudo o que acontece antes de um jogo, escolhas de jogadores, preparação, viagens, pós-jogo etc.;

Entrevistas: entrevistas com personalidades do universo de futebol – comentaristas, jornalistas, jogadores, técnicos etc.;

React: reação de uma pessoa ao assistir uma goleada ou qualquer outro passe que deu muito certo — ou errado;

Narração: lives onde apenas os narradores são vistos no vídeo;

Ao vivo: lives mostrando os bastidores, jogos e os resultados.

Quais as marcas mais relevantes neste nicho?

No universo de Copa do Mundo, alguns criadores têm se destacado. Mas no quesito “marcas”, é válido mencionar o trabalho de 5 delas.

1. ESPN Brasil

Não é de surpreender que a ESPN seja listada como uma criadora de conteúdo relevante para a Copa do Mundo. 

O que vale destacar é a rede em que ela faz isso: o Instagram. Entre seus conteúdos estão noticias, trechos de entrevistas, resultados de jogos, bastidores e cortes com os melhores momentos de partidas.

2. Tupi Sports

A Tupi FM 96,5 tem um canal oficial de esportes no YouTube. O destaque para esse canal é que ele transmite as partidas de futebol e o usuário tem apenas a visão dos narradores e não do jogo. E mesmo assim, tem um bom engajamento.

3. Adidas Brasil

Adidas é um dos patrocinadores da Copa do Mundo e também é uma das marcas que fazem um bom uso do Instagram para entregar conteúdo. 

Entre seus conteúdos estão lançamentos, projetos da marca que contribuem para a sociedade, parcerias e vídeos de diversos esportes.

4. Kwai

O perfil da plataforma social Kwai está no Facebook. E de forma surpreendente começou a se tornar relevante no tema de Copa do Mundo. Tudo isso por conta de uma parceria para lá de diferente.

O Kwai vai trabalhar uma série documental original com os jogadores da seleção brasileira. A patrocinadora oficial do time, o app vai falar da trajetória dos atletas até a importante missão de suas carreiras: vestir a camisa amarela.

5. TNT Sports Brasil

O canal da TNT Sports também está fazendo grande sucesso no YouTube. A TNT Sports acompanhou de perto as eliminatórias da Copa do Mundo e também levanta algumas polêmicas sobre algumas contratações, bastidores etc.

Quais os criadores de conteúdo mais relevantes neste nicho?

1. Luva de Pedreiro

O Luva de Pedreiro viralizou gravando vídeos para o TikTok, mas logo começou a crescer no Instagram, YouTube e Twitch. Ao reinventar o formato de trickshots, emplacou uma série de bordões, por exemplo, “Receba” em seus conteúdos em vídeo.

2. Casimiro

Casimiro é o maior streamer do Brasil, que começou na Twitch e invadiu as principais plataformas de vídeo. Dono de prêmios e recordes incríveis, conquistou o Brasil com seu jeito irreverente de falar de games e futebol.

3. MuuhPro

Streamer e Youtuber de 25 anos, MuuhPro foi um dos precursores das Lives de games no Brasil e hoje é referência em jogos eletrônicos de futebol nas plataformas de vídeo, o famoso e-sports.

4. Karolinel

Esposa do zagueiro de Éder Militão, da Seleção Brasileira, Karol se destaca tanto pela irreverência quanto por mostrar os bastidores do futebol de um jeito único. Não deve ser diferente durante a Copa do Mundo… 

5. Rádio Craque Neto

Uma das figuras mais caricatas da TV Brasileira, o jornalista e ex-jogador Neto se consolidou como um dos principais criadores de conteúdo independentes de futebol nas plataformas de vídeo. 

6. Camisa 21

Canal focado 100% em futebol e fundado pelo youtuber Bolívia (Desimpedidos), Camisa 21 nasceu grande e pioneiro, ao transmitir partidas do Campeonato Carioca, além de outras linhas editoriais do mesmo segmento.

7. Desimpedidos

Desimpedidos é um canal do YouTube focado em entretenimento, futebol e humor. Criado em 2013 por Felipe Andreoli, André Barros, Antonio Tabet, Rafael Grostein e Kaká e vendido para a Centauro em 2020.

Como explorar o marketing na Copa do Mundo

Nos últimos 12 meses, muito conteúdo sobre o evento tem tomado conta das telas. A partir disso, você vai entender quais são as novidades e o que ainda continua fazendo sucesso ao falar de futebol.

1. Nostalgia

A nostalgia permeia diversos tipos de conteúdo. Um dos grandes sucessos da Netflix, Stranger Things resgatou alguns hits dos anos 80 e essas músicas acabaram viralizando nas redes sociais.

No futebol, não é diferente. A nostalgia relembra grandes momentos do futebol, sejam eles no mundial, em outras partidas ou épocas — em que grande parte ainda nem era nascida.

Alguns jogadores estão mostrando alguns gols que fizeram em outras Copas e relembrando a emoção de viver aquele momento. 

A partir disso, outros canais passaram a mostrar fatos históricos do futebol para o público e esse tipo de conteúdo se tornou must have em diversos perfis.

2. Paródias

Quem é fã de futebol e ainda não se deparou com uma paródia do tema nas redes sociais, é porque está fazendo isso da forma errada!

As paródias de futebol recriam os maiores sucessos da música popular, transformando suas letras em histórias, comemorações, críticas e informações sobre os jogadores, clubes e passes.

3. Desafios

Nas redes sociais há centenas de desafios, também conhecidos como challenges. Analisando mais a fundo sobre o conteúdo desses vídeos, foi possível notar que a maioria deles fala sobre o objetivo de toda partida: gols.

Além disso, existem vídeos onde jogadores são desafiados a performar passes mais difíceis e por último, os desafios com uma boa pitada de humor.

4. Bastidores

Quem acompanha alguma personalidade famosa sempre tem a curiosidade de saber como as coisas funcionam nos bastidores, não é mesmo? Com as redes sociais isso se tornou cada vez mais possível e fácil de ser produzido. 

Agora, esse formato também está ganhando voz no futebol. Tanto a seleção quanto clubes, marcas e criadores parceiros.

Mostrar os bastidores é levar o usuário para dentro do conteúdo, oferecendo o que ele tem interesse de assistir.

5. Highlights

Os highlights são os principais momentos de um vídeo de maior duração transformados em um vídeo curto. Outros canais que falam sobre diferentes temas já estão utilizando este formato.

No futebol, esses vídeos vão desde os shorts (formato mais curto), passando por melhores lances e gols e episódios marcantes da carreira de um jogador.

Como as marcas estão se tornando criadoras de conteúdo 

É importante pensar no que o público espera das marcas neste evento. Comerciais divertidos? Ações memoráveis que incentivam as pessoas a consumirem produtos? 

A resposta para isso está no início deste artigo: o papel das marcas e criadores de conteúdo é trazer entretenimento enquanto aquece a torcida. É isso o que o público espera.

O primeiro bom exemplo é o canal do Guaraná Antártica, o “Coisa Nossa”, que tem como foco não vender Guaraná, mas mostrar para o mundo as brasilidades e que ninguém supera o nosso jeitinho brasileiro.

O segundo exemplo, é da Centauro com o Canal Desimpedidos. A compra visa aprofundar a relação da empresa com a audiência do esporte e gerar valor com o conteúdo e entretenimento.

Por último, vale citar a compra do portal Canaltech (site de conteúdo de tecnologia) pelo Magazine Luiza.

O que aprendemos com estas marcas? Não basta bombardear as pessoas com anúncios; é preciso criar conteúdos que mostrem o seu posicionamento e, ao mesmo tempo, se conecte com a realidade do público. Vender é só uma consequência.

Crie conteúdos de Copa do Mundo com a ajuda do Winnin Insights

A Copa do Mundo promete ser tão marcante para o marketing quanto o Super Bowl, principal evento de futebol americano. Então, o que vai te ajudar a criar conteúdos em vídeo relevantes para a sua audiência?

A resposta é: com o Winnin Insights.

O Winnin Insights é a plataforma que mapeia o consumo de vídeo online e ajuda marcas de todo o mundo a criar conteúdo relevante com base em dados. Com ele você vai ter:

  • Engajamento dos vídeos
  • Dados de vídeos da concorrência
  • Tendências de conteúdo em vídeo
  • Interesses de conteúdo em vídeo do seu público
  • Performance de assuntos e categorias específicas
  • Insights para criar ideias relevantes
  • Criadores de conteúdo de cada plataforma no Brasil e demais países.

Descubra como o Winnin Insights pode ajudar sua agência ou produção de conteúdo. Solicite uma demo hoje mesmo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.