Como descobrir as tendências antes da concorrência?

Se pudesse escolher apenas uma das opções a seguir, qual seria? Publicar um vídeo com o mesmo tema que a concorrência porque ele está em alta e todos estão seguindo a mesma linha; ou um vídeo totalmente diferente antes de todos os concorrentes com a tendência mais recente do momento? Se a resposta for a segunda alternativa, esse texto é para você!

Estar à frente das outras marcas faz com que o seu conteúdo ganhe ainda mais destaque e renda bons frutos para o seu negócio. Por isso, hoje você vai entender como é possível descobrir antes das empresas vizinhas o que está fazendo sucesso ou vai agradar o público.

Continue aqui e boa leitura!

O que são tendências de mercado?

A indústria da moda é uma das principais adeptas das tendências. Exemplo disso acontece nos desfiles, onde os estilistas aplicam determinados elementos, sejam eles cores, texturas ou objetos que serão cada vez mais usados nas peças de roupas, acessórios ou calçados do mesmo ano ou no próximo.

Sabe quando um meme faz muito sucesso no Twitter e todo mundo começa a usar nas postagens do Instagram? Isso é uma tendência! No mundo dos negócios, mais precisamente da internet, o comportamento do consumidor muda conforme elas, que, em resumo, são tudo aquilo que está em fase de desenvolvimento na direção de um caminho a ser seguido pelo mercado ou já está sendo muito utilizado pelo mesmo.

Falando em tendências, você deve ter se lembrado das trends nas redes sociais, não é mesmo? Quando você menos espera, está todo mundo falando de um mesmo assunto ou usando um mesmo formato de conteúdo, por exemplo.

Por isso, o quanto antes você souber quais as tendências estão bombando, mais a sua marca tem chances de sair à frente.

Você sabe a diferença entre “megatendências” e “macrotendências”?

As chamadas megatrends transformam o mundo, apesar de levarem muito tempo para acontecer de fato. Além disso, podem ser aplicadas ou manifestadas nos mais variados segmentos, podendo mudar valores ou crenças, sempre a nível global.

Em um ritmo ainda mais lento de adesão, a macro vai além de uma moda corriqueira, podendo perdurar depois por, pelo menos 10 anos, em média. Com base em movimentos socioculturais, ditam como um determinado grupo de consumo deverá agir em âmbitos específicos do dia a dia.

Como descobrir tendências?

Todas as trends, independentemente do porte, são feitas por meio de análises aprofundadas, normalmente feitas por especialistas ou profissionais engajados em determinados temas, mas você, criador de conteúdo, também pode fazer isso.

No meio digital, são realizados estudos que detectam muitos fatores, como comportamentos, relações interpessoais, culturas, modismos ultrapassados e o que vem funcionando para os consumidores no seu setor.

A partir do diagnóstico desses aspectos e de muitos outros, pode-se identificar o que é ou será tendência no mercado. Segui-la já basta para ser notado e garantir sucesso? Ainda não! Se todos estiverem de olho no mesmo tema em alta, como será possível se destacar e ganhar a atenção da audiência?

Confira a seguir seis dicas para identificar as tendências antes dos concorrentes.

1. Colete feedbacks dos clientes

Parta da premissa de que os produtos e serviços são feitos para o cliente. Sendo assim, a opinião que deve ser um peso maior é a dele.

Existem diversas formas de se coletar feedback, então, vale a pena entender o que pode funcionar melhor com o seu público. Alguns exemplos são: e-mails personalizados, pesquisas de satisfação e análise das redes sociais da empresa.

O intuito é compreender quais são as expectativas deles perante o seu produto ou serviço. Explore sua opinião para saber se eles estão insatisfeitos com algo, se têm sugestões de melhoria e assim por diante.

2. Faça pesquisas de mercado

O próximo passo é partir para o lado de fora e compreender o que os usuários do segmento em geral projetam para o futuro. Será que o que os seus consumidores esperam é muito diferente da maioria? 

3. Observe os concorrentes

A análise competitiva irá te auxiliar na descoberta do que a concorrência está fazendo para ganhar visibilidade no mundo digital. 

Para isso, vale a pena entender a estratégia de marketing na totalidade e não apenas as redes sociais. Todo material produzido vale a pena ser analisado.

Ao diagnosticar o que eles fazem, se dá certo ou não, ficará mais fácil de planejar novas táticas para posicionar a sua marca.

4. Atenção às tendências passageiras

O grande desafio das pessoas criativas é encontrar tendências além do Twitter. O Twitter é sempre sobre o que está acontecendo no momento e, talvez, olhar apenas para ele vai fazer com que sua marca crie ações que se tornarão obsoletas em pouco tempo.

Já que o que você busca é uma ação de médio e longo prazo, as “modinhas” não são a melhor alternativa, pois na velocidade que surgem, elas também desaparecem. Focar nesses padrões passageiros pode ser muito desvantajoso, inclusive, trazendo prejuízos financeiros.

5. Fique de olho nas redes sociais e nos influenciadores

Se é na internet que você deseja vender algo, você deve dar uma atenção especial ao que é produzido nela. Grande parte das tendências atualmente surge nas redes sociais. Muitas, inclusive, através dos influenciadores digitais (que já falamos um pouquinho deles aqui no blog). A propósito, indicamos um bom curso de marketing nas redes sociais para você aprender a divulgar sua marca por lá.

6. Utilize ferramentas confiáveis para encontrar tendências

Acha complicado ir atrás de tanta informação? Não consegue encontrar tendências atualizadas? Com determinadas plataformas, como o Winnin Insights, fica muito mais fácil entender o que está bombando no universo dos vídeos. 

Por meio dele, é possível encontrar quais assuntos estão em alta, os criadores de conteúdo mais lembrados pelo público, mensurar e comparar dados, dentre outras funcionalidades. 

Para ficar ainda melhor, a nossa plataforma te ajuda a ter insights para construir estratégias mais claras e relevantes para a sua área de atuação. Quer descobrir o que mais ele pode fazer pela sua empresa? Solicite uma demonstração hoje mesmo!

Quais ferramentas usar para descobrir tendências?

Descobrir tendências antes da concorrência já não é um bicho de sete cabeças. Isso porque existem algumas ferramentas no mercado tanto pagas quanto gratuitas que você pode utilizar para extrair estes dados.

Algumas delas são:

  • Winnin Insights: disponibiliza todas as tendências de conteúdo em vídeo;
  • Google Ads: disponibiliza as palavras-chaves mais buscadas;
  • Google Trends: oferece análise de tendências a partir de comparações com outros temas;

Comece a identificar tendências em sua empresa

Quem consegue descobrir tendências com antecedência, aumenta as chances de melhorar os resultados da marca e, consequentemente, conquistar mais clientes e fãs.

E não apenas isso: você abre vantagem competitiva diante dos seus concorrentes, uma vez que essas tendências podem servir tanto para a comunicação quanto para outras áreas da empresa.

Se quiser conhecer as trends do momento, siga o nosso perfil no Instagram

Em nosso Instagram, você pode ficar atualizado com as principais trends do momento. Siga agora mesmo!


Related Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.