Os reality shows dividem opiniões: alguns amam, outros odeiam. Mas não dá para negar que, além de movimentarem uma indústria bilionária de patrocínios, eles também oferecem muitas oportunidades para os criativos se reinventarem.
Um bom exemplo disso, aconteceu com a marca Vigor, que aproveitou o apelido de um dos participantes, Gil do Vigor, para convidá-lo a fazer parte de uma parceria.
Porém, não é só de parcerias que vivem esses eventos. Existem muitas oportunidades de conteúdo para reality shows que a sua marca pode aproveitar.
Neste artigo, você vai descobrir alguns insights extraídos de um estudo realizado pela Winnin.
Boa leitura!
Quais tipos de conteúdo mais engajam na época de reality?
As editorias de conteúdo são variadas e passam por públicos, assuntos e formatos distintos. No entanto, ao olhar para os gráficos abaixo, uma coisa é certa: a geração Y e Z são os públicos que mais interagem com este tipo de conteúdo.

Como aproveitar as oportunidades de conteúdo para reality shows
Big Brother. Essa é um dos reality mais relevantes da TV aberta, porém, ele não é o único. Existem muitos outros que podem ser explorados durante o ano.

Mas, como aproveitar a carona nos principais reality, mesmo que a marca não seja patrocinadora?
1. Explore o calendário cultural
Existem poucos assuntos na cultura que possuem um calendário cultural tão consistente e bem definido quanto Celebridades e Influenciadores.
Ao longo dos últimos anos, esse ‘circuito de conteúdos’ tem se tornado cada vez mais robusto e com momentos de extrema relevância distribuídos de maneira mais homogênea entre os meses.
As opções são diversas: novos reality shows, eventos criados por marcas ou próprias celebs, e o próprio calendário convencional.
2. Use os formatos corretos
O fato é que as pessoas adoram uma fofoca, principalmente de celebridades. E para se conectar verdadeiramente com as audiências dentro desse universo não basta só entender sobre o que falar, mas também sobre como envelopar seus conteúdos e para quem.
Segundo o Winnin Insights, esses são os formatos mais populares para falar de Celebridades e Influenciadores!

3. Comente sobre o reality
Durante as temporadas dos Realities, a internet se torna expert no assunto e não deixa passar nada! Um dos principais meios para acompanhar esses programas são pelos olhos de anônimos e famosos.
Os fãs gostam quando seus influenciadores preferidos se expõem na internet, gerando senso de comunidade em torno de uma torcida ou uma opinião.
O React, além de ser um formato consagrado, se conecta com o que famosos já praticam sobre o tema. Sua marca tem a chance de centralizar o assunto e atrair a atenção para o seu próprio canal.
4. Adicione o elemento “fofoca”
Os famosos fofoqueiros de plantão acabam entregando suas próprias fofocas ou até de amigos próximos, sempre de forma descontraída, e atraem a curiosidade dos fãs.
Fofoca é uma ferramenta social, e utilizá-la como parte da discussão cotidiana da vida de anônimos e famosos faz parte da natureza humana e desperta curiosidade.
Apostar em plataformas de conteúdo que fomentem conversas entre famosos, como Podcasts, é o ingrediente principal para que eles deixem escapar fofocas sobre os bastidores da fama.
5. Mostre os bastidores
Vídeos que mostram a realidade dos bastidores desses ídolos acessíveis em situações cotidianas performam super bem!
Parte do processo de ser influenciado por um famoso é entender que ele também faz as mesmas coisas que nós anônimos, e ter acesso a esses conteúdos gera identificação e os torna próximos dos fãs.
Vlogs que mostram o behind the scenes das celebridades nas suas rotinas e a forma espontânea como elas se relacionam com a sua marca é uma ótima forma de mostrar a relação orgânica entre ambos para o público.
O que você está planejando para o próximo reality show?
Ter uma estratégia de conteúdo para reality show é puramente uma questão de dados. Afinal, não são todas as marcas que conseguem brilhar ao sol nessas épocas.
Mas, como encontrar esses dados?
Durante todo esse texto, você viu alguns dados que comprovam a ideia. Inclusive, todos eles são extraídos do Winnin Insights, software proprietário da Winnin.
Ok, mas como ele funciona?
Quando o seu time tem uma demanda criativa e precisa entender o que o público quer assistir, ele vai te fornecer ótimas pistas: tipos de vídeos que mais combinam com cada assunto, vídeos mais engajados em cada rede social, interesses do público, performance de concorrentes e muito mais!
Bateu aquela curiosidade sobre como ele funciona na prática? Chama o nosso time para uma demonstração ao vivo.