5 campanhas brasileiras favoritas em Cannes

Todos os anos, profissionais da Publicidade comentam sobre quais são suas campanhas favoritas em Cannes. Neste ano, não foi diferente.

Ao longo das semanas, visitamos alguns portais brasileiros para entender quais eram as peças favoritas com grandes chances de levar algum prêmio. Descubra nesta leitura!

O segredo é sempre contar histórias verdadeiras

A Publicidade mudou. É provável que você tenha percebido que ela não funciona mais como antigamente. 

Hoje, os consumidores estão cada vez mais em estado de alerta e conseguem captar o que é verdadeiro ou não no discurso das marcas.

Você consegue se lembrar da marca de sorvetes que fez uma campanha baseada em um avô sorveteiro que fugiu da guerra para o Brasil? Pois é, esse avô nunca existiu. Quando o público descobriu, ela nunca mais foi a mesma.

Existem milhares de histórias e recortes da sociedade, então, a receita é descobrir o que é mais relevante para o seu público e compartilhar essa história com verdade.

Em 2017, Sir Ian McKellen deu uma entrevista em Cannes e destacou que se a marca conta mentiras para sua audiência e não se conecta com ela de forma verdadeira, há algo muito errado nisso.

Com as 5 campanhas brasileiras não foi diferente. Elas encontraram conexões verdadeiras com o público e a melhor forma de se posicionar a respeito das tensões culturais.

5 campanhas brasileiras favoritas em Cannes

1. Lu from Magalu

A primeira campanha da nossa lista é da famosa e amada Lu do Magalu. Lu é a primeira influenciadora 100% digital brasileira. 

Ela foi criada em 2013 para humanizar a marca e o sucesso aconteceu. Neste vídeo case, a própria Lu conta como se tornou a maior influenciadora virtual do mundo.

Suas aparições são múltiplas: como estrela em clipe de música da Anitta, como apoiadora de causas sociais nas redes e até como garota propaganda de grandes marcas.

Lu entende que as marcas precisam se tornar criadoras de conteúdo, caso contrário, ficarão em desvantagem em relação aos criadores de conteúdo que se tornam marcas. E mais do que isso, Lu fala de tecnologia e abraça pautas sociais em que a marca-mãe acredita. 

As pessoas enxergam verdade dela, por isso, é tão natural comprar qualquer coisa que ela indica ou até mesmo acreditar no que ela diz.

Agência: Ogilvy

2. The impossible combo

Quem é adepto ao mundo do fast food sabe que os brasileiros amam o Whopper do Burger King e a batata frita do McDonald’s. Quando você está em uma praça de alimentação fica fácil pedir lanches das duas marcas, mas nos apps de delivery, não.

Tudo se tornou possível graças a uma parceria com a Rappi. Durante a campanha, para cada Whopper vendido no aplicativo, um entregador passava no Burger King e depois no McDonald’s para retirar a batatinha e reunia tudo isso em um só combo.

O próprio Burger King assumiu que a melhor batata é do Mc, então, sem problemas. Além disso, os restaurantes concorrentes são todos próximos uns dos outros.

Todos os “combos impossíveis” foram vendidos em apenas 27 minutos. As vendas do Whopper aumentaram em 81%. Tudo isso porque o McDonald’s solicitou ao Rappi que removesse as próprias lojas da busca no app. Ação bastante ousada, não?

Agência: David São Paulo

3. New iconic kisses

No mês do Orgulho (Pride), o Mercado Livre, líder em tecnologia no e-commerce, lançou a campanha “Novos beijos icônicos”.

Criado pela GUT, o filme traz cenas de beijos realmente icônicos, inspirados na cultura pop. A campanha estreou na Parada do Orgulho LGBTQIA+ Sâo Paulo online e depois foi para as redes sociais e mídia out of home.

A criação não tem a ver apenas com o fato da marca ser patrocinadora do evento, mas por acreditar que a construção de uma sociedade plural só vai acontecer se houver diversidade e inclusão. 

As fotos icônicas foram disponibilizadas para download e a renda foi revertida para a Casa1, abrigo para pessoas LGBTQIA+ em situação de rua.

O Mercado Livre também contratou influenciadores digitais para reinterpretar as cenas em formato de foto e ilustradores foram convidados a retratar os beijos.

Agência: GUT São Paulo

4. The sustainable ad

A Heineken tem um projeto de sustentabilidade chamado Green your city, que foca em cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável.

Desta vez, reforçou o conceito ao exibir um anúncio em tela preta que, segundo a marca, expande a mensagem de sustentabilidade. 

No filme, a narração convida os espectadores a um futuro mais verde economizando mais energia, da mesma forma que as cervejarias de Heineken economiza.  

Ao escanear o QR Code na tela, o usuário tem acesso à página de cadastro do projeto. A Heineken, em parceria com geradores regionais de energia renovável certificada farão a conversão em energia “verde”, de modo que as pessoas cadastradas poderão ter até 20% de desconto em sua fatura. 

Agência: Publicis Brasil

5. The uniform that never existed

O uniforme que nunca existiu conta a história de Aída dos Santos, que em 1964 foi a única mulher na delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Aída, que ficou em 4º lugar no salto em altura, competiu sem uniforme, sem treinador e sem dinheiro, apenas com a própria garra. Inclusive, o uniforme que ela usou, foi emprestado pelo time de futebol do Botafogo.

Agora, a Centauro conta sua história e todos os desafios que ela enfrentou. Como parte da homenagem, convidou a estilista Carol Barreto para confeccionar um uniforme exclusivo que conte sua história.

Crie campanhas memoráveis com o Winnin Insights

Neste artigo você viu 5 histórias que contém uma verdade relevante tanto para a marca quanto para a audiência. Mas onde as agências podem encontrar inspiração para criar campanhas memoráveis?

O Winnin Insights é a plataforma que mapeia o consumo de vídeo online e ajuda marcas de todo o mundo a criar conteúdo relevante com base em dados.

Ou seja, você visualiza os dados em um design amigável e a partir disso, consegue direcionar sua estratégia criativa para criar campanhas memoráveis. 

Tudo isso tendo dados dos vídeos que estão performando melhor, os criadores de conteúdo e os assuntos que estão sendo mais relevantes para diferentes audiências. 

Faça como as agências GUT, FCB Brasil, David, Ogilvy, WMcCann, Mutato, e muitas outras que já utilizam o Winnin Insights. Solicite uma demonstração do produto agora mesmo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.