Como descobrir o que a sua audiência está assistindo na internet

A grande maioria das marcas que valorizam o marketing de conteúdo dentro da sua estratégia de comunicação têm um mesmo objetivo: criar valor para uma determinada audiência e, como consequência, gerar mais receita para a sua empresa.

Entender os desejos e necessidade do seu público é crucial para garantir que você está passando a sua mensagem de forma objetiva e atingindo a sua audiência de maneira correta. Você pode saber mais a respeito do tema no artigo sobre Consumer Insights

E quando o assunto é consumo de vídeo online, conhecer a sua audiência profundamente se faz ainda mais necessário. 

Os times de marketing do mundo todo têm uma dor em comum: entender, de forma ampla e aprofundada, o que a audiência da marca ou cliente gosta e quer assistir. 

Existe uma real dificuldade em encontrar plataformas e ferramentas que tragam essa solução de forma simples para os times envolvidos. Por isso, vou te mostrar neste artigo que descobrir os interesses e gostos da sua audiência pode ser uma tarefa simples com o Winnin Insights.

Por meio de um passo a passo simples, você vai entender como utilizar as principais ferramentas de audiência da plataforma: 

  • O que é e como utilizar o Filtro de Audiência;
  • O que são e como extrair insights a partir dos Tópicos;
  • Como aprofundar a análise de audiência a partir de Subtópicos;
  • Como acessar as principais Tags dos assuntos;
  • O que é e como descobrir outros assuntos pelos quais a sua audiência também se interessa com o People Also Watch.

Boa leitura!

Por que é importante fazer uma análise audiência?

Uma das maiores dores dentro dos departamentos de marketing pelo mundo é entender, de forma cada vez mais acertada, a sua audiência. 

Para começar o processo de descoberta, é fundamental ter uma persona bem definida, saber quais são os assuntos pelos quais ela mais se interessa em assistir por meio de vídeos online, quais são as principais plataformas e redes sociais que ela usa. Tudo isso influencia diretamente nos resultados da sua estratégia de marketing. 

Nesta busca pela compreensão completa da audiência é indispensável o uso das ferramentas certas. Uma boa ferramenta é aquela que fornece a maior quantidade de dados de maneira amigável para que diferentes usuários consigam utilizá-la. 

Além disso, é também aquela que auxilia o cruzamento de dados de diferentes plataformas, reduzindo o tempo gasto no processo criativo. E é aí que o Winnin Insights entra em cena.

Uma vez que ele disponibiliza um grande número de informações em um só lugar, o que otimiza e dá mais agilidade ao processo criativo como um todo.

Como o Winnin Insights ajuda times criativos a conhecer melhor a sua audiência?

O Winnin Insights é uma plataforma que, por meio de Inteligência Artificial, consolida os dados das maiores plataformas de vídeo do mundo e permite que criativos e profissionais de marketing analisem, entendam e criem estratégias de conteúdos em vídeo orientadas por dados.

A partir de agora, vou mostrar a você como é possível, rápido e simples descobrir os interesses verdadeiros da sua audiência a partir dos dados e features do Winnin Insights!

1. Filtrando a audiência

Para criar uma estratégia que conquiste a atenção e o engajamento das pessoas, é preciso, antes de tudo, ter muita clareza sobre o público que se quer atingir. Personificar a sua audiência é crucial para obter bons resultados no final do processo.

O Winnin Insights conta com mais de 8 milhões de criadores de conteúdo de diferentes países e mais de 1 bilhão de vídeos publicados nas maiores plataformas de vídeo do mundo, como YouTube, Instagram, Facebook e Twitch.

Vamos a um exemplo prático: suponhamos que o seu público-alvo seja mulheres brasileiras entre 18 e 24 anos e você deseja saber o que ele mais gosta de assistir na internet.

Em apenas 4 cliques no Winnin Insights é possível entender quais são os assuntos mais relevantes para essa audiência nos últimos 12 meses. Simples assim.

E para tornar essa busca mais acertada, existe ainda a possibilidade de filtrar uma audiência por gênero, idade, país e idioma (inglês, português e espanhol, por enquanto). 

Winnin Insights: seção de segmentação demográfica da audiência

Apenas com essa segmentação inicial os usuários do Winnin Insights já conseguem filtrar de maneira rápida a audiência das suas marcas, além de recolherem uma amostra direcionada sobre o que ela está consumindo no universo de vídeos online. 

Winnin Insights: lista de tópicos após a segmentação demográfica de audiência

Mas este ainda é só o começo da jornada em busca de um entendimento profundo da audiência. Continue a leitura para entender como os Tópicos do Winnin Insights funcionam!

2. Encontrando Tópicos relevantes

Depois da análise de audiência, vem o segundo momento. Agora, é preciso entender quais são os assuntos mais importantes para a sua audiência. Com essa informação em mãos, é possível filtrar os principais assuntos que se conectam e, principalmente, os que não se conectam com a estratégia da sua marca.

Através de uma classificação proprietária dos principais assuntos, o Winnin Insights organiza todo o conteúdo coletado diariamente em Categorias, Tópicos e Subtópicos.

Essa característica da plataforma possibilita acompanhar a evolução de temas relevantes, descobrir novos assuntos pelos quais a sua audiência se interessa, conhecer e se inspirar em creators de destaque, além de comparar o desempenho dos vídeos de seus principais concorrentes.

Dentro da aba de Tópicos, os usuários conseguem descobrir o que a audiência está consumindo sobre determinado assunto e obter acesso às métricas que falarei mais adiante.

Continuando com o nosso exemplo,  descobrimos que Gestação é o tópico de maior interesse para a audiência definida – mulheres brasileiras entre 18-24 anos que consomem vídeos em português nos últimos 12 meses.

Adentrando ao tópico, o Winnin Insights mostra um overview com as principais métricas de Gestação, como:

  • Índice de Relevância – métrica proprietária do Winnin Insights que indica a relevância de um tópico em termos de visualizações durante um determinado período de tempo.
  • Relação Engajamento x Vídeo; 
  • A principal plataforma de distribuição do tópico;
  • Divisão da audiência por faixa etária e sexo; 
  • Os melhores dias e horários de postagem. 

Veja:

Winnin Insights: overview do tópico “Gestação”

Mas ainda não acabou! O Winnin Insights permite aos usuários irem ainda mais longe e se aprofundarem nos dados de assuntos diversos.  

Para saber como se aventurar pelos Subtópicos da plataforma, continue a leitura!

3. Aprofundando a pesquisa com os Subtópicos

Quanto mais específica for a busca pelo entendimento de quem é o seu público, melhor serão os seus resultados e muito maiores serão as chances do seu conteúdo conquistar a atenção da sua audiência. 

Muitas vezes, dentro de um assunto macro, existe uma infinidade de sub-assuntos possíveis de serem abordados com muito mais facilidade. 

E é exatamente isso que os Subtópicos do Winnin Insights mostram: os principais nichos de interesse da sua audiência. Mas como os Subtópicos auxiliam no processo criativo? 

De forma objetiva, eles te ajudam a entender melhor a linguagem e os assuntos mais granulares de um universo pré-determinado. E por que isso é interessante para a sua marca?

Simples! Criar vídeos sobre assuntos mais granulares é essencial para ter uma estratégia mais conectada e realista com o que é relevante para as pessoas e, portanto, com um potencial muito maior de engajamento. 

Voltando ao nosso exemplo, no tópico “Gestação” existem 16 subtópicos relacionados ao tema, ou seja, 16 outros assuntos que os vídeos sobre Gestação também abordam: 

Winnin Insights: 5 principais subtópicos dentro do tópico “Gestação”

Com essas informações, é possível entender, por exemplo, que os vídeos que falam sobre Testes de Gravidez estão em uma crescente na relação engajamento por vídeo (mais de 20k) e, portanto, esse é um assunto relevante para a audiência definida no início do artigo.

E a melhor forma de compreender ainda mais sobre como esses vídeos estão sendo criados é, de fato, assistindo-os! 

Continue a leitura para saber como a Aba de Vídeos do Winnin Insights te ajuda neste processo. 

4. Intensificando a pesquisa qualitativa com a aba de vídeos

Seja para entretenimento pessoal, curiosidade sobre algum produto ou até hacks para ajudar na cozinha, uma coisa é certa: a atenção das pessoas, atualmente, está concentrada nos vídeos. 

E não existe lugar melhor que a Aba de Vídeos do Winnin Insights para compreender de maneira certeira o que sua audiência está consumindo. Como você pôde ver, dentro dos 5 principais subtópicos de Gestação, o tema “Teste de Gravidez” está classificado como trending

Mas, você deve estar se perguntando: que tipo de conteúdo tem sido feito e consumido sobre Teste de Gravidez?

Esse é o momento de intensificar a pesquisa qualitativa, assistindo em tempo real os vídeos do subtópico e podendo personalizar a busca a partir de filtros por:

  • Plataforma;
  • Países;
  • Duração do vídeo (de 0 a 4 minutos, por exemplo);
  • Ordenação (Likes, Views, Comentários ou Data);
  • Data de upload customizada.

Como esse é o momento da pesquisa qualitativa, quanto mais vídeos forem assistidos, melhor. 

Aqui vai um exemplo do vídeo mais assistido e engajado de todos os tempos do Subtópico “Teste de Gravidez”:

Após assistir aos vídeos, chegamos ao entendimento de que a grande maioria deles são vlogs em que os casais relatam o período de divulgação do resultado do teste de gravidez. Sendo positivo, negativo, sem querer ou planejado, não importa. O importante é gerar conteúdo que o público gosta de assistir!

5. Entendendo Tags relevantes

Por meio do Winnin Insights, é possível descobrir quais são as tags mais relevantes de cada Tópico e/ou Subtópico. Todas as tags são 100% orgânicas e funcionam exatamente como os criadores de conteúdo classificam os seus vídeos na internet. 

Por isso, é uma parte da plataforma que devemos prestar atenção, pois conseguimos entender com maior granularidade o que está acontecendo em tempo real em cada um dos assuntos. 

Vamos à nossa dinâmica: dentro do subtópico Teste de Gravidez, identificamos que uma das tags mais engajadas é: Trollagem

Esse é um dado valioso, pois além de ser uma tag, “Trollagem” também é classificada como um formato de conteúdo. 

Winnin Insights: métricas da tag “Trollagem” – uma das mais engajadas dentro do subtópico “Teste de Gravidez”

Assistindo a uma série de vídeos que contém a tag “Trollagem”pudemos descobrir  que grande parte destes conteúdos são relacionados a brincadeiras e pegadinhas sobre estar grávida ou não. 

Assista a um dos vídeos para entender melhor:

6. Descobrindo o que a audiência gosta com People Also Watch 

É bastante improvável que uma audiência passe todo o tempo útil dela na internet assistindo a apenas um tipo de assunto. E então, como descobrir quais são os outros temas que chamam a atenção dela? 

Uma das funcionalidades mais interessantes do Winnin Insights é o People Also Watch. Você pode descobrir um pouco sobre essa métrica disponível no artigo “3 assuntos que o público de beleza está assistindo”.

Essa é uma feature que ajuda os usuários do Winnin Insights a compreender quais são os outros assuntos pelos quais a sua audiência também está dedicando o seu tempo paralelamente. 

Esse dado é calculado e mostrado a partir de uma métrica proprietária: a Relationship, que mede o grau de proximidade que um tópico possui em relação ao outro

No caso do nosso tópico foco ”Gestação”,  os assuntos que têm mais afinidade são: 

Winnin Insights: os assuntos que possuem mais afinidade com o tópico “Gestação” a partir da feature People Also Watch

Com essa feature, você e todo o seu time estão prontos para descobrir novos assuntos e, assim, conseguirem ampliar ainda mais a estratégia de conteúdo em vídeo a partir de assuntos que fazem sentido e engajam a sua audiência.

Descubra o que sua audiência está assistindo

Ao longo deste artigo você aprendeu que uma das características mais importantes do Winnin Insights é que existem diversos caminhos na análise de audiência. E que você pode segui-los para descobrir o que é relevante e importante para sua marca e, sobretudo, para a sua audiência.

Todos os pontos apresentados são muito importantes para quem quer — e precisa — descobrir o que a audiência está assistindo quando o assunto são os vídeos online. 

Ao acessar a plataforma, é importante já possuir algumas informações básicas para descobrir mais informações de um determinado público: gênero, idade, país e idioma. Com essas diretrizes mapeadas, o Winnin Insights vai te mostrar em poucos cliques o que a sua audiência está assistindo.

Depois, é só seguir o passo a passo mostrado aqui. Mas lembre-se de que não existe apenas um caminho para se aventurar no Winnin Insights: as possibilidades são infinitas.

Pode ter certeza que seguindo estas dicas, você tornará o  processo criativo da sua equipe muito mais ágil, reduzindo otempo de pesquisa e encontrando insights que sejam verdadeiramente baseados nos dados do seu público.

E então, quer conhecer de perto o Winnin Insights?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.