15 assuntos mais pesquisados no YouTube em 2022

Você sabe quais são os assuntos mais pesquisados no YouTube? Conhece os assuntos que estão sendo falados nas principais categorias nestes primeiros meses de 2022?

Entender o crescimento de alguns canais e a busca dos usuários por determinados assuntos pode fazer a diferença para a sua produção de conteúdo ao longo do ano.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer dados de uma análise de vídeos do YouTube realizada com o Winnin Insights. Caso você ainda não conheça, o Insights é a plataforma que mapeia o consumo de vídeo online e ajuda marcas a criar conteúdo relevante com base em dados.

Por que criar conteúdos para o YouTube?

A resposta pode ser óbvia, mas você precisa entender alguns dados que mostram o quão grande é a plataforma. Saber quais assuntos mais pesquisados no YouTube e criar conteúdos para eles pode trazer benefícios inimagináveis para sua marca e clientes.

1. Visibilidade

Com mais de 14 bilhões de visitas mensais, o YouTube é um dos maiores sites da internet, logo após sua empresa-mãe, o Google. “YouTube” também é o terceiro termo de pesquisa mais popular no Google.

Fonte: Datareportal

2. Tempo dos usuários

Usuários de todo o mundo gastam, pelo menos, 23,7 horas por mês utilizando o YouTube. Por isso, as chances de seu conteúdo ser visto são muito maiores.

Nesta soma também estão contidos os vídeos do YouTube vinculados a outros sites também, por exemplo, quando um vídeo inserido em uma página de blog é reproduzido.

Fonte: Datareportal

3. Possibilidade de crossover entre redes

99% dos usuários que estão no YouTube (com idades entre 16-64 anos) também estão em outras plataformas.

Por isso, é importante não apenas replicar o conteúdo, mas sim, trabalhar estratégias criativas para popular suas redes sociais.

Fonte: Datareportal

Que tipo de formatos de vídeos fazem sucesso no YouTube?

Veja, agora, uma seleção com os 10 formatos de vídeos com maior número de visualizações nas redes sociais:

Fonte: Winnin Insights

Já quando o assunto é engajamento em vídeos, a ordem fica um pouco diferente. No entanto, Shorts é o formato que vence a comparação tanto em número de visualizações quanto em engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários).

Fonte: Winnin Insights

O que os dados mostram? Existem oportunidades de criação de conteúdo de entretenimento, mas também de conteúdos mais sérios. Podcasts podem ser sérios e podem ser divertidos. Tutoriais podem ser educativos, mas também podem ser engraçados.

Agora, conheça 15 assuntos mais pesquisados no YouTube, baseadas nos vídeos onde há maior engajamento e visualizações. 

15 assuntos mais pesquisados no YouTube para o YouTube

Se você ainda não sabe qual é o tipo de vídeo que gera mais resultados na plataforma, aqui estão 15 assuntos mais pesquisados no YouTube para você se inspirar.

Para esta análise, foram extraídos dados de canais brasileiros com conteúdos postados nos últimos 3 meses, na plataforma do Winnin Insights.

Dentro de algumas categorias, você vai aprender sobre a visão geral dos conteúdos e ver um dos assuntos com maior engajamento.

1. Alimentos e bebidas

Entre os assuntos mias pesquisados no YouTube, estão receitas com modo de preparo diferente do convencional, histórias engraçadas envolvendo comidas e desafios de experimentação de novos pratos.

Nesta categoria, um dos vídeos com maior engajamento é basicamente uma trollagem. O youtuber, dono do canal decide beber um suco do McDonald’s a fim de descobrir se encontraria uma mini Nutella dentro da embalagem, assim como uma pessoa de outro vídeo que diz ter encontrado.

É evidente que o público não acredita no conteúdo e começa a comentar outras situações bizarras como “Daqui a pouco o nível dos vídeos vão estar assim: comprei um chiclete e dentro veio um pc gamer”. Os demais seguidores também seguiram o mesmo ritmo nos comentários.

2. Animais e meio ambiente

Quando o assunto é fauna e flora, os assuntos mais pesquisados no YouTube são histórias divertidas envolvendo animais de estimação. Por exemplo, um cachorro como ator principal. O segundo assunto em alta são os documentários sobre a vida selvagem.

O vídeo com maior engajamento conta a história de 3 cachorrinhos no momento volta às aulas.

3. Arte

A categoria de arte é um pouco mais diversificada. Nela, as pessoas procuram por clipes de música de cantores consagrados, basicamente. Mas, além disso, existe um assunto predominante: tatuagens e desenhos feitos à mão.

E para falar de tatuagens, as pessoas fazem trollagens ou mostram o resultado de uma arte feita. Para falar de desenhos, pessoas mostram como foi o processo de desenhar algo difícil ou até mesmo uma arte feita em algum objeto.

4. Beleza e moda

Pode-se dizer que a era dos tutoriais de maquiagem no YouTube acabou? Não é possível afirmar. No entanto, a busca da vez é por criadores de conteúdo que estão usando a temática de cabelos e unhas.

Entre os conteúdos que mais fazem sucesso estão pessoas pintando seus cabelos com misturas e tintas inusitadas. Além disso, vídeos de reacts onde pessoas reagem a unhas sendo desencravadas também têm ganhado força na plataforma.

5. Comédia

A categoria de comédia não é necessariamente uma comédia, por assim dizer. Em vez de vídeos sobre piadas, stand up comedy, você vai ver conteúdos diferentes.

Entre os assuntos mais pesquisados em comédia, você vai ver mais curtos feitos com a finalidade de trollar o espectador. Em segundo lugar, estão as esquetes que contam situações reais na vida das pessoas.

 

6. Educação e Ciência

Quem quer aprender algo, vai conseguir aprender e ainda se divertir. A categoria de Educação e Ciências tem ótimos conteúdos.

Quem brilha como assunto mais procurado em Educação e Ciência são os canais Manual do Mundo, Pura Física e Fatos Desconhecidos. Neles, as pessoas assistem o que há de mais novo ou fazem uma busca interna sobre algo específico.

7. Espaços e Decoração

Quem precisa mudar seus ambientes, mas não pode pagar um arquiteto, basta assistir aos vídeos da categoria de Espaços e Decoração. Quem trabalha com decoração também pode pegar umas boas dicas com os conteúdos produzidos.

Entre os conteúdos mais pesquisados estão como fazer uma decorar de um ambiente específico, como gastar pouco para fazer algo e tour virtual pela casa dos youtubers.

8. Esportes

Os esportes não fazem sucesso apenas na TV. Agora, eles chegam no YouTube em diversos formatos.

Entre os assuntos mais pesquisados no YouTube na categoria de esportes, estão as lives mostrando momentos antes, durante e após as partidas — principalmente de futebol —, melhores momentos de uma partida e curiosidades do universo de futebol.

Mas o fato que mais chama atenção nesta análise são as marcas se tornando criadoras de conteúdo. Canais como Paulistão, TNT Sports, GE, ESPN Brasil, entre outras dominam a categoria.

9. Eventos e datas comemorativas

Na categoria Eventos e datas comemorativas, as marcas ganham grande destaque e são toleradas pelo público porque exibem comerciais cheios de emoção. Mas além das marcas, os assuntos mais buscados são receitas para ocasiões específicas como o natal e o que fazer em certas épocas do ano.

Nessa categoria estão conteúdos mais reais, voltados às situações do dia a dia com humor e muita emoção.

10. Filmes, TV & Séries

Não há como negar: as pessoas buscam por trailers de filmes e séries em sua maioria. Mas buscam também por receitas de comidas de filmes, reacts de trailers e paródias.

Por ser uma categoria tão diversificada, vale a pena produzir sobre conteúdos que estão em alta, por exemplo, filmes em cartaz, mas também falar com a audiência por meio de formatos diferentes dentro deste universo.

11. Infantil

Nem só de desenhos animados vive o conteúdo infantil. A categoria está repleta não apenas de crianças, mas também de adolescentes produzindo vídeos para esse público.

Entre os assuntos mais buscados estão os desenhos animados, as minisséries infantis, paródias e vlogs. O que mais chama a atenção são os conteúdos originalmente publicados em outros idiomas, mas que ganharam uma versão em português, por exemplo.

12. Jogos

A categoria de jogos inovou na forma de levar conteúdo para o público, seja ele infantil ou não. Hoje, os assuntos mais pesquisados em jogos são as lives onde os jogadores transmitem uma partida ao vivo.

Além das lives, existem muitos conteúdos criados usando personagens dos jogos. Um dos vídeos com maior engajamento, conta a história de 10 youtubers que possuíam 10 desafios. Nele, cada participante tentava se manter vivo e o finalista recebia R$1.000.

13. Lendas e mistérios

As lendas e mistérios sempre atraíram as pessoas na internet. Onde existe a possibilidade de haver uma teoria da conspiração, melhor ainda.

Além de histórias de terror ou da conspiração, o formato de filmes/novelas feitos por usuários estão em alta na categoria.

14. Pessoas e estilo de vida

A categoria de Pessoas e estilo de vida é bem diversificada. Nela, existe uma infinidade de conteúdos sobre pessoas comuns e também celebridades.

Entrevistas, paródias de músicas, histórias sobre o antes e depois de algumas pessoas, memes e tudo o que envolve o mundo dos famosos estão por aqui.

15. Relacionamentos

Quer ter seus vídeos entre os assuntos mais pesquisados no YouTube sobre relacionamentos? Nessa categoria você vai todo o tipo de relacionamento: entre famílias, namorados, casados e amigos.

Os assuntos mais buscados falam sobre esquetes de humor com situações cotidianas, vlogs, trollagens e até vídeos sobre games usando a temática de relacionamentos.

Sobre quais assuntos você vai produzir vídeos?

Muitos youtubers e criadores de conteúdo trabalham com temas que eles mesmos escolhem. Mas sempre fica a dúvida: “Qual o melhor assunto para o meu vídeo no YouTube?” ou “Quais são os últimos vídeos que estão gerando mais visualizações? 

Esta lista com 15 assuntos mais pesquisados no YouTube pode ajudar você a se inspirar. Você pode reproduzir um mesmo vídeo ou simplesmente criar um do zero fazendo um mix dos conteúdos mais assistidos. Tudo depende de você.

As categorias apresentadas mostraram um bom desempenho. Mas isso não significa que você não possa explorar outras.

O grande segredo está em tentar entender sua audiência e pensar: isso é mesmo relevante para estas pessoas? Se você fizer assim, com certeza vai ter um canal que atrai cada vez mais seguidores.


Related Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.